Levantamento da Sepea mostra como é o consumo de pescado por moradores no sul e no sudeste do Tocantins

O tocantinense tem buscado cada vez mais uma alimentação mais saudável, com alimentos orgânicos, grãos, folhas, verduras e peixes, que podem ser encontrados fresquinho em feiras, açougues e supermercados. Em cidades do sul e do sudeste do estado, destaca-se o consumo de pescado pelos moradores da região e a grande maioria desses consumidores é de famílias com até duas pessoas, ou seja, 21,4%.

Conforme o levantamento feito pela Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o consumo de algum tipo de pescado nas regiões sul e sudeste do estado chega a 20,9% em famílias de três pessoas; 17,2% pessoas que moram sozinhas; 15,2% em famílias com quatro pessoas; e 8,3% não consomem, em sua grande maioria por não gostar (66,67%), por conta do sabor (10,42%) e de alergia (6,25%). 

A pesquisa mostra ainda que 47,74% dos 576 entrevistados, em nove cidades, consomem, por mês, cerca de 1 kg; 28,13% cerca de 2 kg; e apenas 3,99% responderam que o consumo passa de 3 kg. O recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é que seja consumido pelo menos 12 kg ao mês por habitante.

Já no local de compra do produto, os dados mostram que os residentes nas regiões sul e sudeste do Tocantins preferem os supermercados (51,14%), seguidos de restaurantes (16,86%) e peixarias (11,55%).

O diretor de Desenvolvimento da Aquicultura, da Sepea, Thiago Tardivo, explica que a região é o maior polo de produção aquícola do Tocantins. “A região sul, abrangendo as regiões sudeste e sudoeste do Tocantins, onde foi realizada a pesquisa, é o maior polo de produção aquícola do estado, com grande destaque para Almas, Natividade e Peixe. Então a gente vê que, com essa disponibilidade do pescado na região, isso também influencia no aumento do consumo, principalmente pelo tambaqui e pela caranha, que são espécies nativas, que têm um grande consumo pela população tocantinense”.

O levantamento está disponível para download gratuito no site da Sepea, na aba Boletins Informativos ou clicando no link Consumo de Pescado no Sul do TocantinsA pesquisa foi aplicada com questionário on-line e abordagens diretas nos municípios de Gurupi, Aliança do Tocantins, Almas, Alvorada, Dueré, Formoso do Araguaia, Fátima, Natividade e Peixe, entre março e julho de 2023.

Edição: Caroline Spricigo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Share this article